Muitas mulheres sonham com o casamento mesmo antes de ficarem noivas ou até de achar a pessoa certa. Mas quando ficam noivas muita coisa muda e vou te explicar, é a hora de colocar no meio dos sonhos todas as variáveis, inclusive a principal delas: VOCÊ NÃO ESTÁ SE CASANDO SOZINHA! E apesar de ser algo comum quando falam que o casamento da noiva, isso pode acabar sendo um verdadeiro desastre. Mas vamos lá!
Falo sempre que a primeira coisa a se decidir é a data do casamento, não adianta querer fazer qualquer outra coisa sem isso. Nenhum fornecedor faz orçamento sem data, o mês que escolhe pode influenciar inclusive no orçamento final do casamento. É a mais pura verdade que existem meses mais caros que outros e nem estou falando de maio!
Escolhida a data, é hora de pensar na parte mais temível! O orçamento! De onde virá esse dinheiro? Já possuem essa economia ou precisam economizar? Como irão economizar? Bem aí que os noivos descobrem que precisam sim dialogar sobre dinheiro e colocar tudo na mesa sobre o quanto podem dispor para esse evento. Nada de contar com terceiros nessa hora, sempre digo que não dá pra ficar contando com presente, o que ganhar é lucro e isso ajuda muito a ter um preparo tranquilo.
Vão fazer noivado, chá bar ou de panela? Coloca na conta também!
Onde vão morar? É próprio ou alugado? Precisa de reforma? Coloquem tudo isso na conta sobre o valor que irão gastar com a moradia antes de casar. Guardem dinheiro para comprar pelo menos o básico, mas deixem para comprar próximo, pois é comum ganhar itens da casa como presente. Depende sempre do circulo social e familiar do casal e dos costumes deles. Eu ganhei todos meus moveis e enxoval, foi uma baita economia.
É hora de começar a pensar no casamento dos sonhos, saber o que cada um quer e não abre mão. Decidam o que é mais importante e selecionem pelo menos dois pontos que requer mais atenção, exemplo: decoração e fotografia.
Vai casar no civil? Decidam a comunhão de bens, se será um casamento no cartório ou fora dele e se será religioso com efeito civil. O valor do casamento civil pode mudar muito de acordo com cada estado, chegando a ter diferença de até R$ 800,00 de um local para outro.
Casamento religioso, se for católico, decidam a igreja e agendem a data o quanto antes, algumas igrejas são super disputadas. A taxa do casamento católico gira em média de um salário minimo, mas pode chegar a custas dezenas de milhares a depender da igreja.
Não quer casamento religioso? Podem chamar um celebrante profissional ou até mesmo aquele amigo ou familiar que fala muito bem e faz todos suspirarem, aposto que ele ficaria super feliz.
Está na hora de orçar com os fornecedores, antes disso liste exatamente quais precisam contratar, em tudo que precisam pra esse dia especial, quais são essenciais e quais são os extras. Esses fornecedores extras são aqueles que vocês irão contratar se o dinheiro sobrar. Vou dar um exemplo, vocês contrataram um bar de drinks mas não sobrou dinheiro pro cerimonial que eu considero o fornecedor principal do casamento, e agora?
Analisem também se para realizar o sonho irão precisar de grana extra e trabalhar a mais, o que não dá é pra fazer compromisso, não poder cumprir e ter muita dor de cabeça até esse dia.
Mas irei falar de cada ponto detalhado em outras postagens, por enquanto fiquem com a minha dica principal e que sempre aviso para minhas clientes: NUNCA SE ESQUEÇAM DO PORQUÊ ESTÃO FAZENDO ISSO! Tirem dia e horário para um encontro a sós, relaxem, tomem um sorvete, vão no cinema e tentem não apavorar.
Vocês irão conhecer um lado novo um do outro e de todos ao redor, a organização pode ser uma prova de fogo e vocês podem encarar isso como uma benção de Deus para fazer uma verdadeira seleção e descobrir quem realmente vale a pena manter como contato.
Por hoje é só!